De novo, o diploma para jornalista

07/03/2010 por blogdojua 1 Comentário

De quando o entulho autoritário interessa ao corporativismo

Muito se critica os tempos dos governos militares. Nem vamos entrar no mérito aqui. Mas a expressão mais comum, quando se quer promover alguma mudança, o que não significa para melhor, é o “entulho autoritário”. Essas palavras mágicas são poderosas quando se quer acabar com algo que deu certo e implantar algo que não dará certo. Tudo em nome da democracia de araque à brasileira. Um exemplo em evidência é o desnecessário diploma para jornalista.

lima-barreto-800x445
O grande Lima Barreto

Os grandes nomes da história do jornalismo brasileiro não freqüentaram as escolas de jornalismo. Não existiam. Passaram a ser obrigatórias para o exercício da profissão no auge dos governos militares como forma de doutrinação. Há de se considerar que a idéia primária de se criar escolas não foi dos militares, arrastava-se há décadas, os militares apenas colocaram-na em prática, por conveniência do momento. A primeira escola de jornalismo da América Latina foi criada por Cásper Líbero, proprietário da Gazeta Mercantil, em São Paulo, em 1947.

Estava agregada à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. O Decreto No 28.923, de 1950, deu origem ao primeiro curso de jornalismo vinculado à Faculdade de Filosofia da Universidade do Brasil (atual UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro). No entanto, eram fatos isolados e não foram responsáveis pela formação dos grandes nomes da imprensa brasileira, a maioria autoditada e jornalista inato.

Além do que, parece que a escola fez e continua fazendo um mal danado para a profissão de jornalista. Sem criatividade, semi-analfabeto, sempre alinhado e pensando mais no ter do que no ser. Justamente ao contrário do jornalista de verdade que é um estado de espírito, um ser um vocação, uma dádiva que não se adquire com um pedaço de papel chamado diploma. Mas nesse caso, em nome do corporativismo, o entulho é um grande achado. É o que acham. Aliás, para que escola de jornalismo se jornalismo no Brasil foi enterrado faz tempo?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s